sábado, 30 de agosto de 2008

Propriedades do Som, Elementos da Música e Notas Musicais

Propriedades do som:

Altura: é a propriedade de o som ser grave, médio ou agudo. Está diretamente relacionada com freqüências.

Intensidade: é a propriedade de o som ser forte ou fraco (e muitas outras intensidades dentro destes dois extremos).

Duração: é o tempo em que o som irá soar. Se o som será curto ou longo.

Timbre: é a qualidade do som. É a característica particular de cada instrumento ou voz.

Elementos da Música:

Melodia: No geral, é uma sucessão de sons combinados de forma, constituída de frases e períodos (há melodias em solos, canções, etc.). A melodia está diretamente relacionada com as ESCALAS. Falo no geral pois, em alguns gêneros de música contemporânea esta definição não pode ser usada.

Harmonia: são os sons tocados de forma simultânea (ao mesmo tempo), formando um conjunto de sons que acompanham a melodia. Está diretamente relacionada com os ACORDES e com as ESCALAS.

Escala: seqüência de notas que segue um determinado padrão até formar uma oitava (ver o que significa uma oitava em intervalos). Existem várias escalas, com estruturas diferentes e, consequentemente, sonoridades diferentes. Exemplos: escala maior, escala menor, escala pentatônica, escala blues, menor harmônica, menor melódica, etc..

Ritmo: o jogo das durações das notas forma o ritmo, que é definido dentro de um determinado andamento (tempo para executar a música)

Cifra: é um sistema de escrita musical utilizado mundialmente onde cada nota/acorde recebe uma letra do alfabeto para representá-lo. Assim temos: C = Dó, D = Ré, E = Mi, F = Fá, G = Sol, A = Lá, B = Si.

Para os acordes, é composta de letras números e sinais. O acorde maior, por exemplo, é representado apenas pela letra maiúscula sendo C = Dó maior, A = Lá maior, etc. Para os acordes menores, a letra do acorde vem acompanhada de um m (minúsculo) sendo Dm = Ré menor Bm = Si menor, etc. Muitas são as variações das cifras, que serão trabalhadas conforme as necessidades.

Acidentes Musicais:

São sinais utilizados para alterar o som da nota. Os principais sinais são:

# (sustenido) – eleva a nota em meio tom, tornando-a mais aguda.

b (bemol) – abaixa a nota em meio tom, tornando-a mais grave.

Escala cromática – Doze notas:

Na música ocidental de origem européia (portanto, grande parte das músicas e instrumentos que conhecemos), a oitava é dividida em 12 partes chamadas de meio tom, sendo sete os sons naturais e cinco os sons alterados. Uma oitava corresponde à distância entre um som fundamental dó, por exemplo, e o próximo dó da escala no sentido ascendente ou descendente. Meio tom é a distância mais curta entre dois sons, equivale a uma casa no braço do instrumento. A divisão é feita da seguinte forma.

C – C#/Db – D – D#/Eb – E – F – F#/Gb – G – G#/Ab – A – A#/Bb – B – C

Perceba que entre os intervalos E – F e B – C, não há acidentes (alterações), sendo intervalos de meio tom.

Sons enarmônicos:

São intervalos de mesmo som que exercem funções diferentes nas mais diversas escalas. São eles:

C# - Db

D# - Eb

F# - Gb

G# - Ab

A# - Bb

Nenhum comentário: