domingo, 31 de agosto de 2008

Intervalos

INTERVALOS:

Intervalo é a relação entre duas notas. Na música ocidental, como havia mencionado no texto anterior, semitom, ou meio tom, é a menor distância entre duas notas. Este sistema de 12 notas é conhecido como sistema temperado, para mais informações sobre O Cravo Bem Temperado ver (http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Cravo_Bem_Temperado).

Classificação dos intervalos:

Intervalo Harmônico: relação entre dois sons tocados de forma simultânea;

Intervalo Melódico: relação entre dois sons tocados de forma sucessiva;

Intervalo Ascendente: quando o primeiro som do intervalo é mais grave que o segundo;

Intervalo Descendente: quando o primeiro som do intervalo é mais agudo que o segundo (somente para intervalos melódicos, os harmônicos serão sempre analizados de forma ascendente);

Intervalo Conjunto: notas imediatas (C – D, G –A, etc);

Intervalo disjunto: notas alternadas (C – A, D – F#, etc);

Intervalo Simples: não ultrapassa uma oitava;

Intervalo Composto: Ultrapassa uma oitava (intervalos de 9ª., 11ª. e 13ª.)

Intervalos Justos: é o nome dado para os intervalos de 4ª. (11ª.), 5ª. e 8ª.. Os intervalos justos quando elevados em meio tom tornam-se aumentados e quando diminuídos em meio tom tornam-se diminutos;

Intervalos maiores e menores: é o nome dado para os intervalos de 2ª. (9ª.), 3ª., 6ª. (13ª.) e 7ª.. Os intervalos maiores quando elevados em meio tom tornam-se aumentados e quando diminuídos em meio tom tornam-se menores.

A seguir, uma relação com os possíveis intervalos tomando a nota C como referência:

Intervalos de Segunda (Relação entre C e D):

C – Db 2ª. menor (meio tom)

C – D 2ª. Maior (um tom)

C – D# 2ª. Aumentada (um tom e meio)

Intervalos de Terça (Ralação entre C e E)

C – Eb 3ª. menor (um tom e meio)

C – E 3ª. Maior (dois tons)

Intervalo de Quartas (Ralação entre C e F)

C – F 4ª. Justa (dois tons e meio)

C – F# 4ª. Aumentada (três tons)

Intervalo de Quintas (Ralação entre C e G)

C – Gb 5ª. Diminuta (b5) (três tons)

C – G 5ª. Justa (três tons e meio)

C – G# 5ª. Aumentada (Quatro tons)

Intervalos de Sexta (Ralação entre C – A)

C – Ab 6ª. menor (Quatro Tons)

C – A 6ª. Maior (Quatro tons e meio)

C – A# 6ª. Aumentada ( Cinco tons)

Intervalos de Sétima (Ralação entre C – B)

C – Bb 7ª. menor (cinco tons)

C – B 7ª. Maior (Cinco tons e meio)

Intervalo de Oitava (Ralação entre C – C)

C – C 8ª. Justa (Seis tons)

Os intervalos grifados são os intervalos enarmônicos, possuem os mesmos sons, porém exercem funções diferentes dentro das mais diversas escalas. Para os intervalos compostos (que ultrapassam uma oitava), usa-se a nomenclatura igual de seu relativo simples.

Exercício:

Para exercitar os intervalos, faça a mesma grade de intervalos, utilizando a nota lá (A) como referência. Não copie direto do exemplo acima, pois eu dei uma pequena embaralhada na seqüência.

A – D - Quarta justa_____________ A – B________________________

A – E_________________________ A – C________________________

A – F_________________________ A – Eb_______________________

A – Gb________________________ A – D#_______________________

A – G#________________________ A – A________________________

A – Bb________________________ A – C#_______________________

A – Db________________________ A – G________________________

A – F#________________________

Não há intervalos repetidos, não sobra nenhum com relação aos citados no exemplo de Dó.

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